top of page

Integrante da Solares apresentou no Youtube e Instagram a vídeo-performance "Cultura ?!$#%"

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Por Cia. Solares em 07/07/2021


Marcelo Souzza, integrante da Cia. Solares, apresentou no último dia 30 de junho de 2021 a vídeo-performance "Cultura ?!$#%", realizada através do Edital n° 03/2021 da Lei Aldir Blanc do Município de Santa Luzia. Você pode ver o vídeo completo abaixo:



Inspirados nesse trabalho crítico, independente e com muita qualidade, necessário neste momento atual, estreamos uma nova vertente aqui neste canal de comunicação, o Solares Entrevista, vamos tomar um café com o Marcelo, digo, com o Tchelo?


ree

Equipe Solares: Marcelo, o seu vídeo que foi executado pela Lei Aldir Blanc de Santa Luzia apresenta alguns fatores presentes na gestão de políticas de cultura nos municípios, sobretudo os municípios de Minas Gerais. De onde veio a ideia para realização da ação?


Marcelo - A ideia surgiu a partir da tomada de consciência quanto a enorme quantidade de artística de santa luzia que não conseguem desenvolver suas atividades artísticas no município e diagnostico de que a anos a gestão publica do município, vem priorizando as atividades de massa e manutenção de patrimônio histórico como atividades culturais, desconsiderando toda uma produção periférica, artesanal e autoral, demonstrando um descaso para com as fazedoras de cultura.


Equipe Solares: Como foi o processo de pré-produção e pós produção para realização do vídeo?


Marcelo - O processo se iniciou com pesquisa a respeito das áreas artísticas que são desenvolvidas no município, após esse levantamento, foi criado um roteiro para audiovisual buscando uma comicidade nas ações, que são por vezes trágicas por também serem reais. Com o Auxilio de Mariana Nolaço a cena foi concebida e gravada levando-se e consideração os aspectos do cenário, figurino e principalmente continuidade para com as ações propostas durante a encenação.


Equipe Solares: Como essa proposta se relaciona com seu fazer artístico?


Marcelo - Meu fazer, principalmente no cinema, está diretamente relacionado com a possibilidade de documentação de processos artísticos e a pesquisa dos limites entre realidade e ficção, neste caso em especial não houve uma reflexão a respeito desses processos, mas com o conteúdo finalizado percebemos as "verdades" que emergem neste processo.


Equipe Solares: Qual mensagem você busca evocar com essa ação?


Marcelo - A mensagem de fato vem no sentido de tentar um despertar em relação a valorização da arte e das artistas de nosso município, que por muitas vezes tem recebido "pão com Margarina" como pagamento por seu trabalho. Como já sabemos "nem só de pão viverá o homem" e necessitamos de respeito e remuneração digna por toda dedicação, pesquisa e entrega aos processos sensíveis ao qual nos debruçamos.


E aí, gostou da vídeo performance?


Comentários


©2022 por Cia. Solares de Santa Luzia/MG

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • TikTok
  • Spotify - círculo cinza
bottom of page